O que podemos aprender com Júlio Vasconcellos – fundador do Peixe Urbano

Acredito que a melhor forma de aprendermos é observando o que outras pessoas de sucesso fazem ou fizeram.  E poucos brasileiros hoje traduzem a palavra sucesso com tanta precisão quanto o Coritibano Júlio Vasconcellos,  fundador do Peixe Urbano.

Carreira e formação acadêmica

Júlio Vasconcellos concluiu sua licenciatura na Universidade da Pensilvânia(EUA) em 2002. No mesmo ano,  começou a trabalhar em uma das maiores empresas de consultoria empresarial do mundo: a MONITOR, sendo especialista na formulação de estratégias corporativas, pesquisas de marketing e avaliações financeiras.

Em 2005,  interrompeu uma promissora carreira de consultor para iniciar seu MBA na Universidade de Stanford.  Em 2006,  aventurou-se no vale do silício aonde participou da criação de várias Startups de tecnologia como a DigitalChack, espécie de rede social para educadores e o Iinnovate, site de podcasts sobre empreendedorismo e inovação.

Fundação da Experienceproject e o cargo no Facebook

Em 2007 Júlio decidiu dar mais um grande passo na carreira. Ajudou a fundar a rede social Experienceproject.com,  a maior comunidade online de compartilhamento de experiências de vida do mundo com uma base de usuários que segundo Júlio,  era de 4 milhões de pessoas.

O sucesso do Experienceproject abriu as portas do Facebook para Júlio. Na maior rede social do mundo,  o Brasileiro trabalhava no setor de crescimento da empresa, com foco maior na área de marketing empresarial.

A experiência no Facebook foi algo muito bacana, mas eu sentia que era o momento de criar uma coisa minha mesmo

O Peixe Urbano

Inspirado nos site de compras coletivas Groupon, que fazia enorme sucesso nos Estados Unidos, Júlio Vasconcellos em parceria com os dois amigos e sócios, Emerson Andrade e Alex Tabor,  ambos com ampla experiência no mercado internacional de e-commerce, resolveram fundar no final de 2009 o PEIXE URBANO.

Desde então, o Peixe Urbano têm crescido de forma impressionante. Somente no primeiro ano já haviam sido comercializados mais de 4 milhões de cupons.

A empresa cobre as principais cidades do país e já possui operações na Argentina e México. Hoje, o faturamento  supera a casa dos cem milhões de reais e seu quadro de funcionários aproxima-se do número de mil colaboradores. O Peixe Urbano ainda conta com uma base de usuários de 10 milhões de pessoas, um milhão de Fãs no Facebook e mais de 17 milhões de e-mails disparados todos os dias.

As 10 lições sobre empreendedorismo de Júlio Vasconcellos

1.Seja relevante

Quando Júlio Vasconcellos decidiu criar o Peixe Urbano,  seu objetivo era ser relevante para empresas e consumidores. Todo empreendedor precisa disponibilizar produtos e serviços que de fato sejam úteis para seus clientes.

Eu atentei para isso como um bom caminho de aposta, eu queria abrir um web negócio. O Brasil é um país de pessoas que gostam de descontos e não seria difícil implantar um sistema como esse por esses lados. A pessoa compra a promoção e decide compartilhar com os amigos.

2.Faça seu cliente feliz. Torne-o um aliado

Mesmo com um concorrente de grande porte como o Groupon, que investe pesado em canais de mídia como o Rádio e  televisão,  o Peixe Urbano lidera o mercado com uma larga vantagem. Segundo Júlio Vasconcellos o segredo do negócio é o Marketing boca-a-boca da empresa. Os clientes estão felizes, e compartilham esta felicidade entre amigos,  pessoalmente ou nas redes sociais.

Mesmo com um concorrente com muito dinheiro,  nós conseguimos manter a liderança, pois temos um marketing pessoal muito forte. As pessoas estão felizes e não deixam de espalhar a notícia.

3.Seu sucesso é do tamanho dos seus sonhos. Pense alto

Desde que começaram com o negócio,  os criadores do Peixe Urbano sempre mantiveram o foco de crescer cada vez mais e se consolidadar como líder do mercado. Atualmente a empresa  é um empreendimento internacional e os planos continuam sendo expandir-se mais a cada dia.

4.Não tenha medo, saia da sua zona de conforto.

Júlio tinha uma vida estabelecida nos Estados Unidos, um ótimo emprego no Facebook, e ainda estava envolvido indiretamente com outras empresas de tecnologia. Com certeza muitas pessoas se perguntaram se valia a pena deixar tudo isso para se aventurar com uma idéia arriscada em um país que oferece pouquíssimos incentivos para quem deseja ser um empreendedor.

Com um faturamento de R$100 milhões, Júlio Vasconcellos têm uma boa resposta para todas estas perguntas.

5.Melhore sua rede de contatos

Faça Networking. A sua rede inclui investidores, conselheiros, funcionários e clientes.

6.Inspire-se e inove

Muitas pessoas afirmam que o Peixe Urbano copiou o Groupon. Isto não é verdade.

O modelo de negócios é igual, mas a empresa não. O Peixe Urbano inovou no marketing e atingiu um patamar de relacionamentos com seus fãs e seguidores que o Groupon nunca foi capaz de alcançar. Trouxe o modelo de negócios para o país e o adaptou as necessidades do povo brasileiro.

O modelo internacional deles(Groupon) traz desvantagens, pois não há adaptação ao mercado local. Temos que ter o foco e o apelo ao mercado brasileiro, por isso estamos com mais de três milhões de usuários à frente do Groupon.

 

7. Pense no futuro, faça projetos sempre

Queremos alcançar toda a América Latina, sabendo que esse negócio tende a crescer a cada dia que passa. Crescemos mais nos últimos três meses do que em todo o nosso primeiro ano.
Queremos ir para mais cidades brasileiras e sair para outros países continentais.

8. Utilize as redes sociais

O segredo do sucesso do Peixe Urbano passa necessariamente pela forma proativa de como a empresa utiliza as redes sociais. Este método rendeu ao site a maior base de fãs do país com cerca de um milhão de pessoas.

9. Inovar, inovar e inovar

 

 O consumidor sempre busca uma solução melhor. Se você não faz isso, algum concorrente vai conseguir e tomará o seu cliente.

10. Seja perseverante

Empreender não é tarefa fácil. Quem está de fora só vê as vantagens, o lado bom de trabalhar por conta própria. Todavia,  essa atividade exige muito trabalho,  noites sem dormir e causa bastante estresse. O empreendedor necessita de empenho para não desistir. Nunca desistir e sempre continuar tentando é a chave do sucesso.

O que você acha?

O que achou da história de Júlio Vasconcellos e das lições valiosas que sua carreira de empreendedor pode nos ensinar? Mostre a todos a sua opinião.

Leave Your Comment Here