Como se tornar um microempreendedor individual de sucesso?

microempreendedor de sucesso

Hoje o mercado está cada vez mais difícil, por isso, as pessoas têm buscado cada vez mais informações de como ser tornar um microempreendedor individual, mais conhecido como MEI.

Agora é muito mais fácil abrir um negócio individual e crescer no mercado de maneira mais consciente, o Brasil é o país que contém mais microempreendedores individuais (MEI) cadastrados em todo o mundo, empresários (as) dessa categoria podem colher bons frutos com dedicação e comprometimento.

A grande pergunta é? Existe algum segredo para se tornar um microempreendedor de sucesso?

É preciso ressaltar que nada na sua vida vai acontecer da noite para o dia, existe na realidade fatores importantes e fundamentais para que o seu empreendimento se torne bem sucedido, é dedicação, muitas horas de sono perdido de vez em quando, problema que irão aparecer ao decorrer da sua caminhada, você como microempreendedor, precisa está pronto (a) para passar por tudo isso.

Estudar muito sobre o mercado será um ponto crucial para o seu sucesso, além disso, aprenda a separar sua vida pessoal da profissional e dedicar um tempo para se capacitar sempre.

microempreendedor de sucesso

Conheça as dicas a seguir para ser tornar um microempreendedor individual de sucesso:

  • Antes de começar a sua trajetória como MEI (Micro Empreendedor Individual), o empreendedor deve conhecer e entender toda a legislação do seu município, para verificar a viabilidade do seu negócio, dessa forma, você deve arregaçar as mangas e começar de maneira bem efetiva no mercado.
  • A partir do momento que você se torna um MEI, você é definitivamente um empresário (a), já não é considerado mais como um trabalhador comum, trace o seu plano de negócios, desenvolva o espirito de liderança, trace e estipule suas metas, quando falamos em planejamento podemos analisar o perfil do nosso publico alvo e dos nossos concorrentes.
  • Faça uma gestão organizada do seu negócio para que você consiga visualizar toda a sua lucratividade.
  • A inovação é o ponto chave para que o seu negócio continue crescendo bastante no mercado de maneira saudável, os melhores serviços e produtos são aqueles que visam ser a necessidade do seu público, se você não inovar perderá o seu lugar para a concorrência.
  • O velho ditado é certo ‘’ Quem não arrisca, não petisca’’, esse ditado e bem real no mundo coorporativo, vale ressaltar que todo e qualquer negócio apresenta os seus riscos, você precisa saber até onde você consegue ir, o MEI bem sucedido é o que corre os riscos, mais não de forma totalmente desordenada, nem aleatória, tudo é feito de maneira planejada e calculada.
  • Está atualizado constantemente é importante para que você não seja ultrapassado (a) pela a concorrência, mantenha seus sites e páginas sempre atualizados, com informações de contato, existem até mesmo gratuitamente cursos de qualificação voltada ao micro empreendedor individual.
  • O MEI precisa está apto a mudanças, principalmente quando o seu negócio começar a alavancar no mercado, o processo de expansão deve ser o horizonte de todo o microempreendedor, todas as suas finanças devem está bem controladas e documentadas, quanto maior for o seu faturamento, maior serão as suas obrigações é importante sempre se lembrar disso.
  • O atendimento é a grande diferença da sua empresa com todas as outras que existe no mercado, os pequenos negócios tem vantagens enquanto a isso, pois consegue fidelizar o cliente, encantando ao mesmo, o microempreendedor deve usar isso ao seu favor.
  • Cuidado com o fiador, parecer até brincadeira, mais os pequenos negócios costumam a trabalhar desta maneira, não é uma boa ideia, é importante que você invista em outras formas de pagamentos, tais como máquinas de cartão de credito, transferência bancária, pagamento em boleto e qualquer outra coisa.
  • Tome muito cuidado com suas contas, registre tudo que você compra e tudo que você vende, por menor que seja é importante que você tenha conhecimento disso, para verificar todas as suas entradas e saídas no Caixa da sua empresa.

 

Você precisa ser um empreendedor individual com muita autoestima e confiança do que está fazendo, tenha coragem para aceitar os riscos, e bastante otimismo em todo o processo, tenha vontade de ir a buscar do conhecimento e seja uma pessoa perseverante que dessa maneira terá um negócio de muito sucesso.

1 Comment

Como planejar e otimizar o gerenciamento de estoque – Extrapoler agosto 29, 2018 at 5:29 am

[…] COMO SE TORNAR UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL DE SUCESSO? […]

Reply

Leave Your Comment Here