Comece hoje ou sofra as consequências

empreendedor de sucesso

Comece hoje ou sofra as consequências

Uma chave para aumentar seu poder é reconhecer que vivemos num mundo feito de projetos. Hoje em dia, quase todo o trabalho é organizado em projetos.  Se você não estiver passando pelo menos 70% de seu tempo trabalhando em projetos, criando projetos ou organizando suas tarefas (aparentemente corriqueiras) em projetos, está vivendo no passado, e isso é uma pena.

 Hoje em dia é preciso pensar, respirar, agir e trabalhar com projetos. O mundo dos projetos facilita a avaliação e a publicidade da força da marca Você.

 Pense outra vez como as grandes empresas. Imagine-se trabalhando como gerente de uma grande marca, quando você olha para o património ativo da  sua marca, o que acha que poderá acrescentar para aumentar seu próprio poder e presença? Seria melhor acrescentar uma simples extensão à sua linha de produtos, lançando um projeto que aumente a sua base atual de realizações e habilidades? Ou estaria mais bem servido com toda uma nova linha de produtos? Será que chegou a hora de ir passar alguns anos no exterior, abandonando a região onde se sente mais à vontade (mesmo que isso não implique um Avanço” vertical), enfrentando um desafio novo e totalmente diferente?

 O que significa a lealdade a Você?

O que antigamente era conhecido como servidão contratada. Hoje em dia, lealdade é a única coisa que importa. Mas não é aquela lealdade cega à empresa. É a lealdade com os seus colegas, sua equipe, seu projeto, seus clientes e você mesmo. Para mim, essa é uma lealdade muito mais profunda que a lealdade cega à empresa X.

 Sei que isso pode soar egoísta. Mas, para ser o executivo-chefe da Eu S.A., você precisa agir de modo egoísta, para se promover, fazer com que o mercado o recompense e garantir seu próprio crescimento.

 Desde que você esteja aprendendo, crescendo, fortalecendo e ampliando suas relações e apresentando bons resultados, é bom para você.

Qual é o futuro de Você?

A progressão vertical acabou. Não há mais escadas. A linearidade é coisa do passado. Não é mais assim que as carreiras funcionam. Hoje em dia, uma carreira profissional é como um tabuleiro de xadrez ou como um labirinto. Uma carreira profissional é um portfólio de projetos que lhe ensinam novas habilidades, lhe conferem novas conhecimentos especializados, aumentam seu rol de colegas e reinventam você, enquanto marca, constantemente.

 Em lugar de tornar-se escravo do conceito de “escada” profissional, reinvente-se. Comece por escrever sua própria declaração de objetivos para orientar-se em seu papel de presidente da Eu S.A.

 O que o motiva?

É aprender coisas novas?

Obter reconhecimento por suas habilidades técnicas especializadas?

Levar novas ideias da fase de conceito à de marketing?

 Qual é sua definição pessoal de sucesso?

Dinheiro?

Poder?

Fama?

Ou fazer o que você gosta de fazer?

 Sejam quais forem as respostas que você der, procure constantemente por oportunidades de trabalho, empregos ou projetos, que se encaixem com sua declaração de objetivos. E reveja essa declaração a cada seis meses para ter certeza de que o que você escreveu ainda corresponde ao que acredita.

 Não importa o que você esteja fazendo hoje, há quatro critérios pelos quais deve se medir.

você precisa ser um ótimo colega de equipa, alguém que dá todo apoio a seus colegas.

precisa ser especialista excepcional em algo que possua valor real.

precisa ser um visionário de amplo espectro: líder, professor, pessoa de visão e imaginação.

precisa ser homem ou mulher de negócios, obcecado por resultados pragmáticos.

 É simples. Você é uma marca. Você é o responsável por essa marca. Não existe um caminho único que leva ao sucesso. E não existe uma maneira certa de criar a marca chamada Você.

 Só há uma certeza: comece hoje, ou sofra as consequências.

 

Leave Your Comment Here