5 razões porque sua empresa não cresce como deveria

O sonho de todo empreendedor é ver sua empresa crescer. Acontece que nem sempre as coisas vão do jeito que agente espera e aquela curva de crescimento, que esperamos que seja constante e para cima, acaba por se parecer com uma montanha russa, cheia de elevações e inconstâncias.

Neste artigo, vamos analisar cinco razões que podem estar impedindo o crescimento da sua empresa.

1) Você não está usando a internet como deveria

A internet hoje é tão importante quanto o seu próprio ponto comercial. É uma ferramenta poderosa que pode melhorar suas vendas, aumentar a exposição da sua marca e alavancar seu negócio.

Não se trata apenas de um website institucional, mas também de uma presença forte nas redes sociais e e-commerce.

É preciso quebrar aquele mito de que micro-empresas não precisam valer-se da internet. Isto é uma grande mentira e a realidade é totalmente contrária. As micro-empresas não só podem como devem valer-se da internet como forma de alavancar seus negócios.

Treine seus funcionários e lhes proporcione uma “educação virtual”.

2) Seu portfólio é reduzido

Digamos que sua empresa explora um mercado de nicho bem específico: roupas masculinas por exemplo. Você é especializado em vestuário para eventos sociais sofisticados e vende ternos, gravatas e outras coisas do gênero.

Neste exemplo, temos um portfólio de produtos demasiadamente reduzido o que pode vir a dificultar o crescimento da empresa.

É possível manter um portfólio amplo em um segmento de mercado específico? Perfeitamente, você poderia vender outros tipos de camisas, blusas e até mesmo uniformes para jogar golfe.

Com uma ação simples, sua empresa ampliaria as vendas e consumidores sem perder o foco no segmento de mercado.

3) Sua empresa faz gastos desnecessários

Acredito que este seja o pior dos males e a grande razão para as empresas não só estagnarem mas também falirem.

Evitar desperdícios é o comando do século e a base de várias novas filosofias de gerenciamento como a Startup do Eric Ries.

Um bom controle financeiro é essencial. Para se organizar, Você pode utilizar softwares de gestão financeira, como o Zeropaper que são mais eficientes do que aquelas velhas planilhas ou anotações a mão.

Sua empresa pode economizar com ações simples como rever planos de telefonia e internet, realizar pagamentos a vista, etc.

4) Sua equipe impede o crescimento da empresa

Por várias vezes já batemos na tecla da importância de contar com uma boa equipe. O sucesso ou fracasso de um empreendimento, muitas vezes depende mais da equipe de colaboradores do que do próprio empreendedor.

Uma boa equipe reúne funcionários capacitados e de habilidades diferentes que se complementam formando um time forte e engajado.

É preciso capacitar e desenvolver seus funcionários, prepará-los para o mercado e incutir neles a vontade de crescer.

Nada pior do que funcionários quebra-galho, que se limitam a exercer tarefas de escopo reduzido, importando-se tão somente com o salário no fim do mês sem nenhuma pessoalidade com a empresa.

Ampliar este vínculo funcionário-empresa depende exclusivamente de você, o chefe.

A comunicação entre os funcionários também é essencial. Um bom time é aquele composto por pessoas que compartilham do mesmo sonho, que estão comprometidas a lutar um pelos outros.

Trata-se de descentralizar o poder na micro-empresa, ampliando a comunicação e aproximando as pessoas envolvidas.

5) Você não investe como deveria

Seu Pedro é dono de um pequeno açougue. Sua micro empresa gera em média um lucro líquido mensal de R$2000.00,00, com a alta da carne, este mês ele lucrou R$500.00,00 a mais.

Como Pedro ficou feliz, ele finalmente podê levar a mulher, dona Sílvia, naquela restaurante que ela sempre quis ir. Pedro agiu certo?

Creio que não. Por mais que o gesto do açougueiro seja nobre, ele está comendo os “filhos” da sua empresa.

Um mentor certa vez me disse que todo excesso deve ser investido na empresa, e o mínimo de 10% do principal também deve ser aplicado.

Este investimento compreende ações de marketing, manutenção de estoque e máquinas e equipamentos necessários.

Concluindo…

Existem uma infinidade de obstáculos que podem vir a dificultar o crescimento da sua empresa. Neste artigo você viu cinco problemas recorrentes na vida de quem empreende em micro e pequenas empresas.

Você aprendeu que:

  • É preciso quebrar aquele mito de que micro-empresas não precisam valer-se da internet.
  • É possível manter um portfólio amplo em um segmento de mercado específico
  • Um bom controle financeiro é essencial.
  • Que é preciso investir parte do lucro líquido na própria empresa.

Ficamos por aqui e até já! Que tal deixar um comentário?

Leave Your Comment Here