4 dicas para se tornar um líder de sucesso

4 dicas para se tornar um líder de sucesso

Não basta apenas ter um cargo de gestão, o mercado exige que você seja um bom líder. Afinal, as suas atitudes e competências interferem diretamente nos resultados. Em muitas situações, um líder age sob pressão e precisa mostrar resultados e tomar decisões.

Essa agilidade e assertividade na hora de apresentar resoluções é desenvolvida com o acúmulo de experiência na função, mas existem outras atribuições que devem ser encabeçadas por um dirigente, como ser positivo, dar exemplo de conduta, sinalizar a equipe sobre resultados e postura (feedback), ser um bom professor e estimular a sua equipe.

A seguir, veja 4 dicas essenciais para alcançar excelente resultados por meio de sua liderança:

Tenha inteligência emocional!

IE é o uso inteligente das emoções, e a melhor forma de usá-la é controlando os sentimentos. Os indivíduos que apresentam esse tipo de capacidade são vistos como pessoas seguras e inteligentes, e que consequentemente motivam as pessoas a seu redor. Portanto, essa é uma atribuição fundamental em qualquer líder.

Um estudo divulgado pelo site MotherNature Network, avaliou cerca de 17 mil pessoas em um intervalo de 50 anos. Essa pesquisa revelou que as pessoas consideradas equilibradas emocionalmente obtiveram mais sucesso do que os que apresentaram um QI elevado. Este é apenas um dos muitos estudos que existem sobre este tema. Ou seja, o seu êxito está diretamente ligado à sua inteligência emocional, e não apenas ao seu conhecimento.

Peça conselhos!

O fato de você ter um cargo de chefia não significa que você sabe tudo. Faça perguntas e peça conselhos ao seu time. Essa postura fará com que você tenha insights que podem influenciar positivamente no seu trabalho e conheça melhor os seus funcionários. Além disso, esse tipo de atitude cria um ambiente democrático e, consequentemente, agradável, o que influencia nos resultados e desempenho de todo grupo.

Saiba se comunicar!

Bons líderes sabem discursar! Se você tem algum receio de falar em público, faça um curso de oratória. Você aprenderá técnicas para controlar a voz, respiração e também postura.  Uma pesquisa divulgada pelo site Exame, revelou que aproximadamente 66% dos gestores estão insatisfeitos com a sua dicção. Se você se encaixa nessa estatística procure instrução em retórica e cursos de liderança.

Motive a participação de todos!

Melhor do que ter uma boa equipe é ter um conjunto de líderes. Essa tarefa pode ser de todos. Estimule a participação dos membros do seu time em todas atividades e tente colocar uma meta diferente a cada mês. Além de estimular a criatividade, essa atitude ajuda a manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa. Premie bons resultados e apresente novas metas para cada um!

Um grande líder inspira as pessoas. Seja essencial para a sua equipe nesse sentido e estimule a todos a desenvolverem o melhor de si. Você nunca será um bom dirigente se buscar apenas os créditos! Seja um comandante visionário!

 

1 Comment

Qualidades de um líder de sucesso – Extrapoler julho 18, 2018 at 9:35 am

[…] Ao longo dos anos, trabalhei com muitos e fui liderado por poucos. Através de sua arte eu aprendi a reconhecer as principais características e qualidades de um líder de sucesso. Veja também 4 DICAS PARA SE TORNAR UM LÍDER DE SUCESSO. […]

Reply

Leave Your Comment Here