10 razões porque sua empresa não recebe clientes suficientes – Parte II

Esta é a segunda parte do artigo 10 razões porque sua empresa não recebe clientes suficientes.

A primeira parte pode ser conferida na íntegra clicando aqui.

6) Você não está fazendo publicidade da forma correta

Existe dois tipos de propaganda: aquela que faz o cliente saber que você existe e aquela que o deixa interessado no seu produto. O foco deve estar sempre na segundo opção.

Não basta investir em publicidade se a sua mensagem não for transmitida da forma correta. Se sua propaganda soar como a do concorrente; for direcionada ao público errado ou não causar impacto suficiente nas pessoas, você continuará passando despercebido.

Possível Solução para o problema

Você precisa identificar o que está fazendo de errado, cada caso exige uma análise específica.

Estude o seu mercado;
compare sua propaganda com a da concorrência;
pergunte as pessoas o que elas querem
Contratar profissionais do marketing para identificar problemas e propor soluções é sempre a melhor opção, considere contratar uma agência de marketing. Existem alguns especialistas que dão consultoria online por valores que variam entre R$50,00 e R$400,00.

7) Estão falando mal de você nas redes sociais

Com o advento das redes sociais na internet, em poucos minutos um cliente insatisfeito pode atingir outras milhares de pessoas. Os influenciados podem nunca ter ouvido falar da sua empresa e provavelmente não conhecem seu produto, mas quando se trata de qualidade das organizações, a opinião de outros consumidores sempre é levada a sério.

O melhor remédio é prevenir. Invista em qualidade de atendimento e seja honesto com seus clientes. Faça propaganda apenas daquilo que pode oferecer e tente ao máximo satisfazer a necessidade dos consumidores. Esteja presente nas redes sociais, gerir sua reputação online é mais fácil quando sua marca já esta presente na internet.

→ Leia também: O que fazer diante de uma crítica nas redes sociais?

Possível Solução para o problema

Responda de imediato, não tente justificar o erro e coloque-se a disposição para resolver o problema.
Invista em estrutura de resolução de problemas. Na grande maioria das vezes, clientes vão as redes sociais quando a própria empresa não demonstra boa vontade em solucionar impasses.
Peça desculpas publicamente e diga que irá se esforçar ao máximo para evitar novos problemas do tipo.
Sempre fale a verdade, admita se a culpa foi sua.
Mantenha a discussão em aberto, deixe pessoas que estavam assistindo de fora participar. Isto amplia o valor e a popularidade da sua marca.

8) Você não está se colocando no lugar do cliente

Se colocar no papel de cliente é olhar sua empresa do ponto de vista do consumidor, algo essencial para o crescimento saudável de novos negócios. Por vezes, somos enganados por nosso ego e acreditamos que construímos a melhor empresa do mundo. Você pensa assim, seu cliente não.

Possível Solução para o problema

Aprofundamos este tema no artigo “E se você fosse seu cliente?“.

9) Você é parecido com a concorrência

A primeira impressão é sempre a que fica. Com as empresas não é diferente. Você pode ter o melhor produto do mundo, mas se a primeira vista se parece com um outro concorrente, você passará despercebido.

Não basta oferecer soluções criativas, é necessário apresentá-las de forma criativa.

Por exemplo, quando o site de compras coletivas peixe-urbano foi lançado, centenas de outras empresas surgiram. Algumas eram até interessantes, mas falharam porque a primeira vista, pareciam-se com outras mais antigas, não mudaram nem o layout.

Possível Solução para o problema

Se sua empresa é virtual, mude seu layout para algo único.
Inove, seus concorrentes não dão atenção a tudo. Explore as brechas ainda não descobertas
Qual o ponto fraco do seu concorrente? É a construção de relacionamentos com clientes? Invista nesta ideia!
Seus concorrentes possuem um blog? Não? Crie um imediatamente!
Concluindo, você precisa ser diferente, inovador e criativo. Transforme todos os pontos fracos dos seus concorrentes em pontos fortes da sua empresa, somente assim você será único e diferente de todos os outros!

10) Você ainda não deu tempo suficiente

Em alguns casos, o tempo é o melhor remédio. Uma empresa de sucesso não se constrói em seis meses. É preciso ter paciência e trabalhar duro. Muitos empreendedores desistem de seus projetos em poucos meses porque esperam resultados imediatos. Infelizmente as coisas não funcionam desta maneira.

Possível Solução para o problema

Você precisa fazer uma auto-análise e definir os seus objetivos e metas. Pense em quantos anos o Twitter permaneceu anônimo até ser um sucesso. É necessário redefinir sua missão a médio e longo prazo. Coloque amor e dedicação em tudo que fizer e tente melhorar um pouco mais a cada dia. Quando você se der conta, os resultados que antes pareciam tão distantes, agora são reais e concretos.

Que outras razões poderiam levar uma empresa a não receber clientes suficientes? Deixe um comentário

Leave Your Comment Here